Município

Turismo

Apoio ao Munícipe

Intervenção Social

Educação

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental da Europa – Fee (Foundation for Environment Education)/ Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE, que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas em prol do ambiente. Está orientado para a implementação da Agenda 21, criando parcerias a nível local (Município de Avis) e visando a aplicação de conceitos e ideias de Educação Ambiental à vida quotidiana da escola. Permite ainda estimular junto das crianças e jovens, o hábito da participação nos processos de decisão e na tomada de consciência da importância do Ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal e familiar.


Este Programa destina-se preferencialmente às Escolas do Ensino Básico e pretende encorajar ações, reconhecendo e premiando o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental. Fornece, fundamentalmente, metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas actividades que as escolas desenvolvem. Pretende ainda estimular o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, social e comunitário. Este Programa envolve a parceria entre a ABAE e o Município de Avis, em que a primeira efetua a coordenação a nível nacional e o Município como dinamizador do Programa, em conjunto com os professores do Agrupamento de Escolas, sempre com o intuito de promover a Educação Ambiental e a Sustentabilidade.
A nível internacional, o programa Eco-Escolas envolve mais de 40 países e mais de 15.000 escolas. Em Portugal conta com cerca de 1.500 escolas inscritas em mais de metade dos concelhos do País.

Da parceria estabelecida entre o Município de Avis e o Agrupamento de Escolas de Avis tem resultado a organização de diversas iniciativas como:
- Horta vertical
- elaboração de passeio botânico com materiais reciclados
- jardins suspensos
- Feira dos Produtos - Espécies Aromáticas e Medicinais
- A importância da Água, Economia e Racionalização
- A Reciclagem e o Meio Ambiente;
- Dia da Floresta Autóctone – conhecer espécies autóctones nos espaços verdes do Concelho
- visita às Árvores Classificadas de Interesse Público – Dia da Floresta e da Árvore
- Festa da Saúde – Rolhas que dão Flores

Galeria Fotográfica

  • f1

    f1

  • f2

    f2

  • f3

    f3

  • f4

    f4

  • f6

    f6

  • f7

    f7

  • f10

    f10

  • f11

    f11

  • f12

    f12

  • f13

    f13

Links úteis

Revista de Imprensa