Animasénior Cozinha Outros Tempos 2018

A iniciativa, desenvolvida pelo Município de Avis, com o apoio de todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, de 10 a 19 de abril, no âmbito do Projeto Municipal Animasénior, tem por objetivo o envolvimento das gerações mais velhas em atividades de ocupação dos tempos livres, de modo a proporcionar-lhes o convívio e a integração social.

A lista de pratos, variada, ajuda a desfiar memórias de outros tempos. E o prazer de saborear migas gatas com bacalhau, em Avis, ensopado de borrego, em Ervedal, feijoada, em Alcórrego, migas de feijão com couve e sardinha assada, em Valongo, açorda alentejana, em Benavila, caldeta de cação, em Aldeia Velha e cozido à portuguesa, em Figueira e Barros, ementas que fazem parte da nossa vida e da "Cozinha de Outros Tempos", é sinónimo de tradição gastronómica, mas também de criatividade culinária. Uma verdadeira viagem pelo mundo dos saberes e dos sabores alentejanos, aqui defendidos pelos participantes Animasénior, indiferente às modas e às vogas, que responde, com o rigor da sua originalidade, à tradição, restaurando o passado, recompondo-o e reescrevendo-o. Um produto saído das mãos destes "artesãos", pela alquimia da cozinha, que viaja na memória.