Inauguração Officina Mundi Avis

A Officina Mundi, o novo estúdio e galeria de arte, instalada numa das frações do Convento de São Bento de Avis, situado em pleno Centro Histórico de Avis, vai ser inaugurada no dia 5 de maio, na presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Miguel Honrado, da Diretora Regional de Cultura, Dr.ª Ana Paula Amendoeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva.

A cerimónia oficial vai iniciar, às 18h00, com a receção às entidades convidadas, seguindo-se a sessão formal de inauguração daquelas instalações, o descerramento da placa alusiva ao ato e uma visita ao local.

O novo atelier, um espaço de promoção e valorização da arte contemporânea em Portugal, acolhido pelo Município de Avis, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, tem como objetivo "aproximar o público das artes visuais, procurando desmistificar a suposta complexidade associada à arte contemporânea, aos artistas e ao processo criativo" e vai contar com a colaboração da artista Joana Villaverde que ali irá desenvolver o seu projeto.

A nova valência, enquadrada na estratégia de valorização do património histórico e cultural do Município e da região, recebeu um investimento de cerca de 180 mil euros.

O espaço, aberto regularmente ao público, incluirá uma diversidade de exposições, acolhimento de artistas nacionais e internacionais, encontros com agentes culturais (artistas, comissários, críticos, colecionadores, filósofos e outros), sessões de documentários e ficção, entre outros, numa programação, anualmente definida e desenvolvida, com vista a maximizar parcerias e a integrar iniciativas e programas culturais já existentes no Alentejo.