Fase distrital 11.ªedição Concurso Nacional Leitura Medium

A fase distrital da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), na qualidade de parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL), vai decorrer, no dia 28 de abril, na Biblioteca Municipal José Saramago, numa organização do Município de Avis, que contará com a colaboração da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da Rede de Bibliotecas Escolares [RBE], da RTP, da Fundação José Saramago, da Biblioteca Escolar Mestre de Avis e do Agrupamento de Escolas de Avis.

A iniciativa, integrada na Semana da Leitura que decorre, de 24 a 28 de abril, na E.B. 2,3 Mestre de Avis, vai abrir, às 10h30, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva, e do Subdiretor Geral da DGLAB, Dr. Luís Santos.

Às 11h00, os alunos inscritos prestarão provas escritas sobre a leitura que efetuaram das obras Marido e Outros Contos, de Lídia Jorge, e O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, destinadas ao 3.º ciclo, e A Viagem do Elefante, de José Saramago, e Livro, de José Luís Peixoto, para o ensino secundário.

Participam nesta prova 28 alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) e 3 alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade) que representam 9 municípios da NUT III Alto Alentejo.

O Júri designado para presidir às provas, escritas e orais, constitui-se de três elementos: Nuno Silva (Presidente da Câmara Municipal de Avis), Margarida Neves (Diretora do Agrupamento de Escolas de Avis) e Sérgio Letria (Direção da Fundação José Saramago), a quem caberá a supervisão de todo o processo de realização e avaliação das provas, bem como o apuramento dos concorrentes vencedores que representarão o distrito na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura.

Ainda durante a manhã, acompanhantes e convidados irão "Descobrir Avis", numa visita guiada pela zona histórica de Avis, ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis e ao Museu do Campo Alentejano. E, despois do almoço, servido a alunos e professores, no refeitório do Agrupamento de Escolas de Avis prosseguem as provas, desta vez as orais.

Às 16h00, antes mesmo da apresentação dos resultados, com da atribuição de prémios aos três primeiros classificados em cada categoria e Certificados de Participação a todos os concorrentes e escolas, que dará por terminada a fase distrital da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), haverá um momento musical, a cargo de Carlos Poeiras, Campeão Nacional de Acordeão e professor na Escola de Música de Avis.