Visita Diretora Regional Cultura Alentejo

O Município de Avis recebeu no dia 16 de maio, a visita da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Dr.ª Ana Paula Amendoeira.

Após uma reunião com o executivo municipal, nos Paços do Concelho, onde foi analisado o conjunto de projetos de âmbito cultural e patrimonial em desenvolvimento no concelho de Avis, particularmente o novo estúdio e galeria de arte designado de Officina Mundi, um projeto acolhido pelo Município de Avis, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, a governante, acompanhada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva, iniciou uma deslocação ao espaço, ainda em obras de reabilitação para a sua nova valência, situado na área do cunhal Nordeste do Claustro Novo do Convento de S. Bento de Avis, em pleno centro histórico da Vila, cuja inauguração se prevê venha a acontecer já no próximo mês de julho de 2017.

A construção da nova Officina Mundi, um espaço de promoção e valorização da arte contemporânea em Portugal que contará com a colaboração da artista Joana Villaverde, surge integrada num projeto de restauração do património histórico de Avis e pretende contribuir para o desenvolvimento cultural do Município e da região.

O espaço, aberto regularmente ao público, incluirá uma diversidade de exposições, acolhimento de artistas nacionais e internacionais, encontros com agentes culturais (artistas, comissários, críticos, colecionadores, filósofos e outros), sessões de documentários e ficção, entre outros, numa programação, anualmente definida e desenvolvida, com vista a maximizar parcerias e a integrar iniciativas e programas culturais já existentes no Alentejo.

Ainda durante a manhã, os trabalhos continuaram com uma visita ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), ao Museu do Campo Alentejano (MusCA) e à Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS).

O Município de Avis tem procurado afirmar o património e a identidade das suas gentes e do seu território como fatores de desenvolvimento e de diferenciação no quadro regional e nacional. A disponibilização ao público do contacto com este atelier, instalado numa área devoluta do Convento de S. Bento de Avis, é mais uma etapa dessa estratégia.

Visita Diretora Regional Cultura Alentejo1

Visita Diretora Regional Cultura Alentejo2