Município

Turismo

Apoio ao Munícipe

Intervenção Social

Educação

 

Inaugurada a 21 de novembro de 2015, a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Avis, é um novo equipamento de cariz cultural à disposição da população local, bem como de turistas e visitantes, que permite constituir-se como um mecanismo de acesso ao conhecimento para todos, permitindo o enriquecimento cultural da população e do território.

O emblemático edifício do celeiro da EPAC foi alvo de uma profunda remodelação e ampliação, que permitiu dar lugar a uma biblioteca adequada às necessidades atuais da população do Concelho, de acordo com a tipologia BM1 definida pelo Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

A obra representa um investimento global de cerca de 1,3 milhões de euros, cofinanciado em 85% pelo FEDER através do Programa Operacional Regional do Alentejo e integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca recebeu o nome de José Saramago por deliberação unânime da Câmara Municipal, como forma de homenagear o Prémio Nobel da Literatura de 1998, que escreveu muito sobre o Alentejo e cuja morte coincidiu com a edição de 2010 da Feira do Livro organizada pela autarquia.

 

Objetivos

A BMJS tem como principais objetivos criar, estimular e promover o gosto pela leitura e pela criatividade, apoiar a educação individual e a autoformação, contribuindo para o desenvolvimento cultural do Concelho; valorizar, promover e difundir o património e a memória coletiva locais; desenvolver parcerias; descentralizar o acesso à leitura e ao conhecimento na área do Concelho.

Na prossecução desta missão, além do acervo bibliográfico e multimédia, a BMJS levará a efeito diversas atividades de cariz cultural, como exposições, colóquios, ações de formação, sessões de leitura, ateliers, encontros, entre muitas outras.

 

Serviços

A BMJS disponibiliza aos utentes um alargado conjunto de serviços distribuídos por três espaços:

- secção de adultos – integra três zonas distintas: periódicos – espaço para consulta e leitura presencial de diversas publicações periódicas como jornais e revistas; consulta local e empréstimo – área destinada à consulta, leitura presencial e empréstimo domiciliário; espaço multimédia – zona de acesso a documentos sonoros, audiovisuais e eletrónicos.

- secção infantil -  possui uma área de documentação para consulta local e empréstimo e uma área de animação destinada a acolher atividades de leitura e animação para diferentes grupos etários.

- sala polivalente – pequeno auditório destinado a acolher atividades culturais como exposições, conferências, debates ou encontros com escritores, por exemplo.

 

Utentes

Os utentes podem usufruir de todos os serviços de livre acesso disponibilizados pela BMJS, nomeadamente a consulta local do acervo bibliográfico e audiovisual; a requisição de livros para empréstimo domiciliário mediante apresentação do cartão de leitor; a utilização de equipamentos informáticos para acesso à internet, leitura e produção de documentos; a pesquisa nos catálogos documentais e o apoio dos técnicos da biblioteca.

A consulta dos documentos sonoros e audiovisuais é apenas local, mediante solicitação ao técnico, devendo o equipamento ser manuseado pelo mesmo.

 

Horário

 

2ª a 6ª feira

10h00 -13h00

14h00 – 18h00

 

sábado

15h00 – 18h00

(encerra aos domingos e feriados)

 

Contactos:

Tel.: 242 410 089

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Galeria Fotográfica

  • f1

    f1

  • f2

    f2

  • f3

    f3

  • f4

    f4

  • f6

    f6

  • f7

    f7

  • f10

    f10

  • f11

    f11

  • f12

    f12

  • f13

    f13

Links úteis

Revista de Imprensa

ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布